liberdade

Friday, November 10, 2006

Jornais são uma ótima opção para as aulas

Como professora de Geografia, gosto muito de trabalhar com jornais. A disciplina requer estudos nas questões sociais, e nada melhor que ler, analisar e criticar as notícias que aparecem todo dia. Ligar a disciplina a realidade do dia-a-dia, faz com que o que se estuda nas Ciências Sociais seja transportado para uma realidade mais próxima, e assim passe a ter maior importância.
A opção pelo jornal e não por outra mídia escrita está no fato de que o jornal ser atualizado diariamente o que tem tudo a ver com a dinâmica da vida das pessoas nestes últimos anos, além do volume de edições que facilita a escolha pelos assuntos em maior volume.
A falta de tempo para muitas reflexões, torna o textos de alguns livros e revistas muito longos enfadonhos o que desestimula os jovens.
De qualquer forma acho válido começar por algo mais "light"para então se passar para algo mais profundo. a grande sacada é que além de Geografia podemos agregar muitas outras disciplinas, dependendo da habilidade e disponibilidade dos demais colegas professores.
Marilene Maria Zeni Vargas- Especialista em História e Geografia do Brasil

0 Comments:

Post a Comment

<< Home